XIII WEST COAST "SALÃO BEETHOVEN" 28 NOVEMBRO 11H00
Escrito por Jorge Gaspar em Novembro 27, 2020
CAPELA de SANTO AMARO OEIRAS
Salão Beethoven
ARPARLA ENSEMBLE & CONCERTO IBÉRICO
solistas MARIA CLEARY, harpa DAVIDE MONTI, violino barroco EUNICE AGUIAR, soprano solo JOSÉ DE EÇA, GABRIEL SANTOS, tenores BERNARDO MARIANO, barítono
Ludwig Van Beethoven (1770 – 1827)
‘Un lieto brindisi’, Cantata Campestre para 4 vozes e piano, WoO
103
Sonata para violino e pianoforte n.º 5, em fá M, op. 24, ‘Primavera’
(transcrição para violino e harpa, da autoria de Maria Cleary)
Allegro
Adagio molto espressivo
Scherzo. Allegro molto – Trio
Rondo. Allegro ma non troppo
‘Canções galesas’, WoO155:
‘Sweet land ’(‘Andantino’, mib M)
‘The Dream’, dueto (‘Andantino con moto’, sib M)
‘Constancy’, dueto (‘Andantino quasi Allegretto’, sol m)
Canção ‘Adelaide’, op. 46
‘Opferlied’, op. 121b, para soprano solo, coro e orquestra
(transcrição para vozes e pianoforte)
Capela de Santo Amaro
Este pequeno templo de fundação muito antiga foi erguido pela Irmandade da Conceição. Segundo a tradição popular sabemos que D. Manuel I tinha grande fé em Santo Amaro e visitava frequentemente a pequena capela. Bastante danificada com o terramoto de 1755, foi reconstruída e remodelada no Século XVIII.O seu interior é formado por uma só nave e capela-mor. Os três altares apresentam retábulos do final do séc. XVIII, as abóbadas são adornadas de estuques em estilo rococó e os silhares de azulejos são também do séc. XVIII, com possível proveniência da Real Fábrica do Rato. Estes representam painéis historiados, pintados a azul e branco com passos da vida da virgem, na cave, e a Morte e a Assunção da Virgem na Capela-mor. Na sacristia salienta-se o pavimento e o lavabo do século XVIII.